22/08/2017 às 14:38

Comitê da Duplicação da BR-470 marca presença em reunião entre associações empresariais e lideranças políticas

Na manhã desta segunda-feira (21), o Comitê da Duplicação da BR-470 participou da reunião promovida pelas 12 entidades empresariais que compõem a regional do Vale do Itajaí da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), no Centro Empresarial de Blumenau. O objetivo era tratar da iniciativa chamada “Voz Única do Vale”, que une forças para cobrar obras prioritárias para a região. O encontro contou com a presença de representantes do Fórum Parlamentar Catarinense, secretários de Estado, prefeitos e vereadores da região, além do diretor do Departamento de Parcerias do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Fábio de Freitas.

As obras de duplicação da BR-470 e o projeto de concessão foram um dos assuntos de destaque do evento. Secretário executivo da Associação Empresarial de Rio do Sul (Acirs), Cleber Stassun abriu a discussão mostrando um panorama atual das obras e enfatizando a importância da bancada catarinense na briga por mais recursos para dar continuidade à duplicação. Líder do Fórum Parlamentar Catarinense, o deputado federal João Paulo Kleinübing mais uma vez defendeu que a concessão é a única solução viável. “A bancada está trabalhando nas duas frentes, tanto para levantar recursos para as obras já licitadas quanto para avançar na concessão. Mas a nossa meta é realizar até o final do ano a audiência pública para viabilizar a concessão”, afirmou.

Diretor de Parcerias do Ministério, Fábio de Freitas destacou que a situação do Dnit é bastante precária e que a duplicação da BR-470 é uma obra cara, tanto do ponto de vista das desapropriações na área urbana como de engenharia da estrada, que vai exigir a aplicação de diversas tecnologias. “Há esforços dos governos federal e estadual, assim como do Fórum Parlamentar, para se chegar a uma solução mais crível. O sucesso do projeto vai depender da união de todos”, argumentou. Murilo Flores, secretário do Estado de Planejamento, completou dizendo que o acordo é que o governo estadual vai concentrar esforços no estudo da concessão, enquanto a bancada catarinense se empenhará em buscar recursos federais para executar os contratos em vigor. “São ações que se complementam e que vão acontecer em paralelo”, destacou.

No final da reunião foi cobrado um prazo de 90 dias para o Fórum Parlamentar e o governo estadual apresentarem novas informações sobre a duplicação e o projeto de concessão. Assim como para a BR-470, o grupo também estabeleceu prazos e padrinhos para acompanhar as demandas referentes a outros assuntos relevantes para o Vale, como revitalização da rodovia Jorge Lacerda; bacia de evolução na foz do Rio Itajaí-Açu, que atende os portos de Itajaí e Navegantes; investimentos no aeroporto de Navegantes; sistema de prevenção de enchentes (monitoramento e barragens); mudança no Pacto Federativo; e anel de contorno de Gaspar.

Para saber mais sobre o movimento e as ações do Comitê da Duplicação, acompanhe nossas notícias publicadas no site e na fanpage do Sindilojas Blumenau

• Telefone(s):(47) 3221-5750 / 99971-0940