10/11/2017 às 14:38 - Atualizado em 29/11/2017 às 08:49

Comunicado - Confira resultados e próximas ações do Comitê da Duplicação da BR-470

Em oito meses de trabalho, o Comitê da Duplicação da BR-470 promoveu diversas ações e encontros entre lideranças políticas, entidades empresariais e de classe com o objetivo de cobrar maior agilidade na obra de duplicação da rodovia. Ficamos imensamente felizes ao perceber que as pressões ao Governo Federal, mesmo diante de um cenário político conturbado, não só repercutiram na imprensa, como mobilizaram a classe política catarinense e órgãos governamentais em busca de mais recursos.

A união entre as entidades do Vale resultou em manifestações que mexeram com o poder público e tiraram nossos políticos da zona de conforto. Ações conjuntas como a campanha de outdoors com a mensagem provocativa “Sem duplicação não tem reeleição” e a recente inauguração simbólica da duplicação da BR-470 em Indaial – evento que reuniu inúmeras entidades, políticos, imprensa e a comunidade, além da família da pequena Jeniffer – provam que estamos no caminho certo.

Não é exagero dizer que diante desta forte cobrança exercida pelas entidades, o governo federal passou a olhar com mais atenção para a duplicação da 470. Prova disso é que, mesmo alegando não ter mais verbas para investir na obra em 2017, o superintendente interino do DNIT, Ronaldo Carioni Barbosa, anunciou em recente reunião com o coordenador do Comitê, Felix Theiss, a liberação de R$ 8 milhões para dar início a 36 processos de desapropriações. Destes processos, 31 são no Lote 3, entre Gaspar e Blumenau, e se referem aos terrenos junto aos trevos do Badenfurt e da Mafisa, considerados os pontos mais críticos do trânsito na BR-470.

Precisamos continuar firmes no propósito de cobrar mais recursos, mas também nos manter otimistas e reconhecer as conquistas que o movimento realizou até o momento. Como próxima ação, o Comitê propôs ao superintendente uma visita in loco nas obras da 470, acompanhada pelos engenheiros responsáveis, para entender o que está sendo feito em cada ponto. Carioni também se comprometeu em fazer uma apresentação aprofundada sobre o andamento das obras a todos os envolvidos com o movimento, além de comunicar os resultados de sua visita recente à Brasília para buscar mais recursos. Em breve, todos serão comunicados sobre a data da reunião.

Clique aqui e confira a reportagem da NSC sobre a liberação de verbas para a duplicação e o comentário de Valther Ostermann reconhecendo o papel do Comitê da Duplicação no avanço das obras

Mais informações acesse Comitê da Duplicação da BR-470

• Telefone(s): (47) 3221-5750 / 99971-0940