13/12/2018 às 14:42 - Atualizado em 13/12/2018 às 14:55

Primeiro trecho de pista duplicada da BR-470 deve ser entregue até o próximo dia 20

O Superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em Santa Catarina, Ronaldo Carioni Barbosa, afirmou na segunda-feira, dia 10, que os primeiros oito quilômetros da duplicação da BR-470 serão entregues até o próximo dia 20 de dezembro, quinta-feira da semana que vem.

Carioni participou da reunião promovida pelo Comitê de Duplicação da BR-470 e SINDILOJAS Blumenau no Hotel do Sesc no Salto do Norte, que contou também com a presença do juiz federal Adamastor Nicolau Turnes, diretor do Foro de Blumenau e coordenador dos mutirões de desapropriação de terrenos para os trabalhos de duplicação da rodovia.

O encontro foi prestigiado por dezenas de lideranças empresariais da região, proprietários de imóveis localizados à margem da rodovia, pelo vereador de Blumenau Zeca Bombeiro (SD) e pelo deputado estadual Ismael dos Santos (PSD). Para Carioni, é possível que a obra possa ser concluída até 2021.

O superintendente adiantou ainda que mais quatro quilômetros, contínuos aos oito primeiros, devem ser liberados no próximo semestre. Num total de 12 dos 79 quilômetros previstos para a duplicação, estes primeiros trechos duplicados estão localizados no Lote 2 da obra, que vai de Luiz Alves até o acesso à Ilhota/Gaspar.

“Esses 12 quilômetros vão ser inaugurados. E estamos trabalhando para confirmar a presença do então já presidente Jair Bolsonaro, bem como do futuro ministro dos Transportes, Tarcísio Gomes de Freitas, na inauguração. É importante para que eles possam sentir e entender que essa rodovia precisa ser duplicada o mais rápido possível”, explicou Carioni.

O lote 3 da rodovia, entre os trevos da Mafisa e do Badenfurt, é considerado um dos maiores entraves para duplicação. Mas de acordo com o superintendente, poderá ser possível avançar muito no ano de 2019. A perspectiva é a mesma para o lote 4, do Badenfurt até Indaial. “Com os mutirões de desapropriação, vamos ter bastante frentes de trabalho, e vamos poder investir os R$ 58 milhões que termos de restos a pagar”, afirmou.

Mutirões resultaram em mais de 100 desapropriações

Já o juiz federal Adamastor Turnes explicou aos presentes como tem se dado os mutirões de desapropriação. Já foram realizados três mutirões, os dois primeiros com 100% das discussões terminando em acordo, com mais de 100 desapropriações no total.

“Cada caso é um caso. Analisamos cada desapropriação de maneira individual, pois cada proprietário tem uma relação própria com o local em negociação. Curiosamente, em todos os casos nos quais os advogados eram estabelecidos em Blumenau, as negociações foram exitosas”, destacou Turnes.

f75aeab1-e725-42c4-9db6-513342f5728f.jpg
br4702.jpg1118373c-42ff-4d3b-b5fd-e48082179432.jpg