05/04/2019 às 09:44

Blumenauense pretende viajar mais no feriadão de Páscoa, mas gastar menos com presentes

Em relação ao ano passado, o blumenauense vai gastar um pouco menos com as compras alusivas à Páscoa em 2019. Ainda assim, manifesta uma expectativa de gasto médio superior ao dos consumidores de Santa Catarina. É o que indica a pesquisa realizada pela Fecomércio SC que mede a intenção de compra para a data, que será celebrada no próximo dia 21.

Além de Blumenau, o levantamento foi realizado nas cidades de Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí, com 2.138 entrevistas no total.

O consumidor de Blumenau pretende desembolsar R$167,12 em média, valor superior ao R$ 157,44 registrados na média estadual. É um valor 5,9% abaixo do estimado no ano passado, quando os blumenauenses informaram previsão de R$ 177,61 em gasto médio na Páscoa.

Maior parte dos consumidores locais vai usar o dinheiro em produtos relacionados ao segmento de chocolate, com 87,8% dos entrevistados. Em seguida, aparecem vestuário/calçados (5,4%) e brinquedos (3,7%).

No ramo dos chocolates, a liderança é dos ovos de Páscoa industrializados (36,6%), seguido de chocolates industrializados (33,2%). Curiosa é a procura por chocolates artesanais, que foi destaque em Blumenau com 10% da preferência. O índice é bastante superior ao registrado nas demais cidades onde a pesquisa foi realizada.

Quase metade dos consumidores da cidade (49%) vão se basear no preço para escolher locais de compra e selecionar produtos.

Turismo

Nas principais tendências de consumo apontadas na Pesquisa, o percentual de consumidores que pretendem viajar no feriado foi de 18,5% em Blumenau, o maior em Santa Catarina. Mais da metade destes (54,5%) farão sua viagem a turismo, índice também superior ao de demais cidades pesquisadas.

• Telefone(s):(47) 3221-5750 / 99971-0940