07/01/2021 às 13:36

Começam os trabalhos de reurbanização da Rua Curt Hering, no Centro de Blumenau

Iniciou nesta segunda-feira, dia 4, a requalificação urbanística de uma das mais importantes ruas do Centro de Blumenau, a Curt Hering. A obra está sendo realizada pela prefeitura, com a colaboração do SINDILOJAS Blumenau.

O ato contou com a presença do presidente do SINDILOJAS, Emílio Rossmark Schramm, do prefeito Mário Hildebrandt, do secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel, além de demais autoridades.

As obras serão executadas pela empresa Pacopedra, sob a coordenação do secretário Greuel. Serão investidos inicialmente R$ 2,6 milhões. São recursos vindos do Ministério do Turismo, viabilizados pelo Senador Dalírio Beber no final de 2018, junto ao Ministro do Turismo da época, Vinícius Lummertz.

Moderna, a obra prevê calçadas mais largas e niveladas com a pista de rolamento, dando liberdade para que, nos finais de semana, o espaço possa se tornar um imenso calçadão para uso de feiras, shows e etc. Também está previsto espaço para mobiliário urbano, faixa de caminhabilidade e faixa para uso de mesas para bares e restaurantes.

Pensando no desenvolvimento sustentável, foram inseridos no projeto “Jardins de Chuva”, uma solução de infraestrutura verde para fazer a drenagem urbana. Além disso, a obra será contemplada com microdrenagem, prevendo um ralo linear por toda a extensão da via.

Centro Vivo

Em 2016, o Secovi, o Sinduscon e o SINDILOJAS Blumenau apresentaram o Centro Vivo. Após um levantamento das características técnicas do Centro da cidade, o escritório Junge Belli arquitetura criou uma proposta de remodelação da área central, com importantes sugestões para humanizar os bairros Centro, Victor Konder e Ponta Aguda.

“Uma das ideias do Centro Vivo é justamente mudar o perfil da Curt Hering. Ela sempre teve as características para se transformar num local de convívio, apostando não só em lojas e serviços, mas também em lazer e moradias. Um grande avanço já ocorre ali em relação a bares e restaurantes, pois o primeiro trecho da rua já se tornou uma via gastronômica. Mas o potencial é muito maior”, destaca Emílio Schramm.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Blumenau desenvolveu o projeto arquitetônico para a reurbanização. O SINDILOJAS, em conjunto com a Secretaria, promoveu em março de 2018 uma apresentação do projeto aos proprietários da Curt Hering, também mostrando o caminho para a viabilização financeira dos trabalhos.
Em função do início da obra, o trecho entre as ruas Caetano Deeke e Floriano Peixoto ficará interditado.