29/01/2018 às 16:23 - Atualizado em 20/04/2018 às 09:45

Comércio de Blumenau é responsável pela metade dos empregos criados na cidade em 2017

O Comércio foi responsável pela criação de metade das vagas de emprego em Blumenau no ano passado, de acordo com os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, divulgados na sexta-feira, dia 26 de janeiro.

Só o Comércio foi responsável por 645 destes novos empregos. Em entrevista ao colunista Pedro Machado, do Jornal de Santa Catarina, o presidente do SINDILOJAS Blumenau, Emílio Schramm, destacou que a recuperação da confiança do consumidor na economia foi o principal fator para que o setor voltasse a crescer.

Depois de saldos de números ruins em 2015 e 2016, quando a cidade perdeu respectivamente 5.320 e 1.881 vagas, as empresas blumenauenses voltaram a contratar mais do que demitir. O resultado foi a criação de 1.286 novos postos de trabalho formais.

Foi o melhor resultado de Blumenau desde 2013, quando 2.675 postos foram criados. Os números de 2017 colocam Blumenau na 41ª posição no ranking nacional. No cenário nacional, o saldo ainda é negativo, somando o fechamento de 20,8 mil postos de trabalho formal no último ano.