04/02/2020 às 11:08

Definido piso mínimo regional para 2020 em Santa Catarina

As entidades patronais e laborais de Santa Catarina definiram a correção do Piso mínimo regional, em acordo firmado nesta quinta-feira (30), em Florianópolis. Este é o décimo ano consecutivo em que as entidades de SC negociam a variação, com participação da Fecomércio SC e demais Federações patronais, laborais e Centrais Sindicais.

O reajuste do piso pago às categorias profissionais da iniciativa privada que não possuem definição salarial em lei federal, convenção ou acordo coletivo, está dividido em quatro faixas. Em média, o aumento foi de 4,97%. Os valores serão retroativos a 01 de janeiro de 2020.

Primeira faixa: de R$ R$ 1.158 para R$ R$ 1.215,00

Segunda faixa: de R$ R$ 1.201 para R$ 1.260,00

Terceira faixa: de R$ 1.267 para R$ 1.331,00

Quarta faixa: de R$ 1.325 para R$ 1.391,00

As empresas do setor de comércio e prestação de serviços estão enquadradas, em sua maioria, nas faixas 3 e 4.

O piso mínimo regional está previsto em lei desde 2010 e Santa Catarina se diferencia dos outros estados ao definir os valores em negociação entre representantes de empregadores e empregados, atendendo o interesse dos dois lados.

A proposta será entregue ao governador do Estado, Carlos Moisés da Silva, que a enviará à Assembleia Legislativa de Santa Catarina para aprovação. Após votação, segue para sanção do Executivo.