10/12/2019 às 10:40

Desembargadora Maria de Lourdes Leiria é a nova presidente do Tribunal Regional do Trabalho de SC

A desembargadora Maria de Lourdes Leiria, blumenauense de adoção, é a nova presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina. A nova direção do TRT ainda tem como vice-presidente a desembargadora Tereza Regina Cotosky, e como corregedor o desembargador Amarildo Carlos de Lima.

A nova direção tomou posse na última sexta-feira (dia 6) e permanece no comando do tribunal por um período de dois anos. A posse foi prestigiada pelo presidente do SINDILOJAS Blumenau, Emílio Rossmark Schramm, que enalteceu a trajetória de Maria de Lourdes na Justiça do Trabalho.

A nova presidente do TRT é gaúcha de Porto Alegre. Graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais em 1985 pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Atuou por quatro anos como advogada, até passar no concurso para o TRT do Distrito Federal, em dezembro de 1989.

Ficou por lá até setembro do ano seguinte, quando atingiu a primeira colocação no concurso do TRT de Santa Catarina. Foi juíza titular em Blumenau de 1993 até ser promovida por merecimento à desembargadora, em dezembro de 2010.

No mundo acadêmico, lecionou no curso de pós-graduação em Direito do Trabalho e preparação para a magistratura da Uniasselvi/Amatra 12 em Blumenau. Tem especialização em Direito do Trabalho pelo Centro de Educação Superior de Blumenau (Cesblu), obtida em 2007 com uma monografia sobre o assédio sexual nas relações de trabalho.

Rua Eugen Fouquet, 133 - Victor Konder - Blumenau/SC