26/01/2018 às 14:04 - Atualizado em 20/04/2018 às 09:45

Em Santa Catarina, blumenauenses são os que pretendem gastar mais com material escolar

A compra do material escolar aquece as vendas do comércio catarinense todo início de ano letivo. Em 2018, os pais e responsáveis devem gastar, em média, R$ 265,37 com os produtos, conforme aponta a Pesquisa de Intenção de Compras - Volta às Aulas 2018, realizada pela Fecomércio SC. O investimento em Blumenau chega a R$ 318,70, o maior do estado.

A maior parte das compras de itens solicitados pelas escolas deve ser realizada no fim de janeiro (27,1%) e início de fevereiro (38,6%). Em Blumenau, mais de um terço dos entrevistados (36,5%) responderam já ter comprado o material escolar.

O levantamento também destaca que as mães ainda são as principais responsáveis pela compra de material escolar para os filhos. Entre os blumenauenses, 77% dos entrevistados são do sexo feminino, número maior do que a média catarinense, que ficou em 66,5%.

A Pesquisa de Intenção de Compras- Volta às Aulas 2018 foi realizada pela Fecomércio SC em Chapecó, Lages, Florianópolis, Criciúma, Joinville, Itajaí e Blumenau, com amostra de 2.060 entrevistados, entre os dias 11 e 18 de janeiro.

De acordo com presidente da Federação, Bruno Breithaupt, a estratégia para equilibrar a compra dos itens com as outras despesas comuns no início do ano - como matrícula, IPTU, IPVA etc - já faz parte do comportamento do catarinense.

“Os consumidores costumam fazer comparação de preços, principalmente destes itens que apresentam grande variação entre as lojas. Este ano, mais da metade (53,1%) deve recorrer à pesquisa de preços para garantir o melhor custo/benefício”, afirma Breithaupt. Outra solução para economizar é a reutilização dos materiais do ano anterior (29,1%).

Leia a pesquisa na íntegra em: