29/01/2019 às 17:58

Empresário do comércio de Blumenau está animado para 2019, segundo pesquisa Fecomércio

Números melhores na Economia do país e as novas gestões, tanto no governo estadual como no federal, parecem ter animado o empresário do Comércio de Blumenau. Ao menos é o que indica a Pesquisa ”Expectativa do consumidor e do empresário para 2019”, realizada pela Fecomércio SC neste início de ano.

O levantamento apontou que 45% dos empresários do setor em Blumenau pretendem fazer algum tipo de investimento nos próximos 11 meses. Deste total, 32% preveem a abertura de novas lojas, e 13% a ampliação dos atuais estabelecimentos. Apenas 37% dos lojistas da cidade não demonstram interesse em realizar investimentos no período, índice bem menor do que o das demais cidades de Santa Catarina.

Além dos consumidores e comerciantes blumenauenses, a pesquisa ouviu os de Florianópolis, Joinville, Itajaí, Chapecó, Criciúma e Lages. Ao todo, participara do levantamento 402 empresários e 2.109 consumidores.

A Pesquisa Fecomércio também indica que 43% dos lojistas de Blumenau tiveram um 2018 melhor do que o 2017. Para 2019, 39,3% esperam vendas ótimas, e 51,8% vendas boas. No total, 91,1% se mostram otimistas com relação a este ano, e 43% pretendem contratar mais funcionários.

Consumidor também otimista

Já entre os consumidores blumenauenses, 87% preveem um 2019 melhor do que o 2018. O desemprego também não preocupa tanto como nas demais cidades pesquisadas: 34% acreditam estar muito seguros no seu atual posto de trabalho. Quando o assunto são as metas para 2019, 28,09% querem economizar, 16,72% comprar um imóvel e 15,05% quitar dívidas.