30/06/2020 às 10:54

Fechamento de vagas desacelera no mês de maio em SC

As perdas do mercado formal de trabalho desaceleraram no Brasil em maio, mas o resultado é o pior para este mês desde o início da série histórica. Foram fechadas 331.901 vagas com carteira assinada no país, 22.705 em Santa Catarina. No mês de abril, o Estado foi o mais afetado do país, em termos relativos. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados hoje pelo Ministério da Economia.

O setor mais afetado foi o de Serviços, que reduziu em 143.479 no país e 6.941 em SC. O segmento de Alojamento e Alimentação em Santa Catarina perdeu 2.986 vagas devido aos impactos da pandemia no turismo e na operação das atividades. O comércio (-4.517) e demais setores de serviços foram significativamente afetados, porém em proporção relativamente menor do que observado no agregado do Brasil.

O saldo foi negativo em 216 das 295 cidades catarinenses. Destaca-se o caso de Bombinhas, que já acumula perda de 28,83% no ano, e São João Batista, com redução de 14,73% desde janeiro.

grafico-site.jpg

grafico-2.jpg