30/03/2021 às 09:09 - Atualizado em 08/04/2021 às 13:45

Funcionamento do comércio de rua, shoppings e supermercados de Blumenau na Sexta-feira Santa e Páscoa

O SINDILOJAS Blumenau informa que, conforme a Convenção Coletiva de Trabalho firmada com o sindicato dos empregados, estabelecimentos do comércio de rua, dos shoppings e supermercados de Blumenau e região poderão abrir normalmente no feriado da Sexta-Feira Santa, dia 2 de abril, bem como no Domingo de Páscoa, dia 4 de abril, devendo respeitar as regras previstas em nossa Convenção para abertura do comércio aos domingos e feriados, estabelecidas nas cláusulas 43, 44, 45 e 46.

Para abertura no feriado (02/04), os lojistas de comércio de rua e lojas de shopping, deverão conceder um dia de folga remunerada, além do pagamento da ajuda de custo no valor de R$63,00.

Já os supermercados que pretenderem abrir no feriado (02/04), poderão optar em remunerar em dobro as horas trabalhadas nesse dia, com a concessão do descanso semanal remunerado, OU remunerar de forma simples as horas trabalhadas nesse dia e conceder uma “folga extra” compensatória a ser usufruída nos 30 (trinta) dias subsequentes ao feriado, sem prejuízo da concessão do descanso semanal remunerado da semana. Em ambas as opções será devido também o vale transporte do dia.

O sábado, dia 3 de abril, permanece dia de funcionamento normal para todos os estabelecimentos.

Para o Domingo de Páscoa (04/04), os lojistas de comércio de rua, lojas de shopping e supermercados, deverão respeitar as regras de normais para funcionamento aos domingos, com pagamento de ajuda de custo no valor de R$50,00 (Comércio de rua e Shoppings) e de R$40,00 (Supermercados) para seus trabalhadores.

Lembramos que, no caso dos estabelecimentos do comércio de rua e dos shoppings, é necessário manter o Certificado de Regularidade em dia para abrir as portas no feriado de Sexta-feira Santa.

SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE BLUMENAU E REGIÃO - SINDILOJAS BLUMENAU

comunicado-comercio-de-rua-e-shoppings.png