03/08/2018 às 14:02 - Atualizado em 06/08/2018 às 17:07

Grupo Folclórico Fritz Müller apresenta-se na Rota do Lazer do próximo domingo, dia 05

No dia 05, domingo, quem marca presença nos já tradicionais ensaios da manhã de domingo é o Grupo de Danças Folclóricas Fritz Müller. A apresentação será promovida a das 9h30min às 11h, na altura do número 693 da Rua XV de Novembro (Café Paris/agência Banrisul), e faz parte da programação da Rota de Lazer de Blumenau.

O grupo surgiu das oficinas de dança da Fundação Cultural de Blumenau em 29 de março de 2000. O nome é uma homenagem ao médico e naturalista Johann Friedrich Theodor Müller, que nasceu na cidade de Erfurt, no estado da Turíngia (Alemanha), e foi um dos primeiros imigrantes a chegar a Blumenau.

Atualmente realiza os seus ensaios no salão da Igreja Católica de Testo Salto - Capela São José. O Grupo de Danças Folclóricas Fritz Müller tem como objetivo manter as tradições folclóricas alemãs através da dança. Seu lema é “Cultura e Amizade através da Dança”.

As vestimentas trajadas pelos integrantes do grupo revelam muitos detalhes e significados. Dois tipos de trajes são utilizados em suas apresentações. O traje vermelho das moças possui muitas flores, bordadas e nos adereços, pelo fato de Müller ter sido orquidófilo.

As cores dourado, verde e vermelho estão no bordado do traje feminino, que homenageia tanto Blumenau como o país europeu com as flores de Edelweiss, originais da Alemanha. O traje mais fechado é devido ao clima frio da Alemanha. Já o traje masculino possui o colete verde e levam o brasão da Turíngia.

O ensaio será aberto. Quem quiser poderá dançar com os integrantes do grupo, numa integração entre os dançarinos, público e turistas.

As apresentações de grupos folclóricos na Rota do Lazer são resultado da parceria entre SINDILOJAS Blumenau, Plaza Blumenau Hotel e a Associação de Grupos Folclóricos do Médio Vale. O objetivo é aproximar nossa comunidade da Cultura, do Folclore e das Tradições no Centro da cidade.

O quê: ensaio aberto do Grupo de Danças Folclóricas Fritz Müller
Onde: Rua XV de Novembro, altura do n º 693 (Banrisul/Café Paris)
Quando: dia 05, domingo, das 9h30min às 11h
Quanto: gratuito