09/11/2018 às 14:15 - Atualizado em 12/11/2018 às 09:49

Livro “Oktoberfest de Blumenau” é lançado na abertura da nova temporada de exposições do Museu de Arte de Blumenau

O Museu de Arte de Blumenau (MAB) abriu nesta quinta-feira, dia 8, sua quinta temporada de exposições. Marcando a data, a noite contou com várias atividades culturais, entre as quais o lançamento do livro “Oktoberfest de Blumenau”, obra de conta as primeiras tentativas e o início da maior festa alemã das Américas.

“Oktoberfest de Blumenau” tem os empresários Emílio Rossmark Schramm e Sérgio Fernando Hess de Souza como idealizadores, o publicitário José Geraldo Reis Pfau como coordenador editorial e textos e pesquisa do jornalista Renê Müller. A edição conta com o apoio do SINDILOJAS Blumenau e de Hess & Arend Advogados.

Os realizadores do livro receberam das mãos da diretora do Patrimônio Histórico-Museológico da Fundação Cultural de Blumenau, Sueli Petry, e do presidente da Fundação, Rodrigo Ramos, certificados de participação.

“Gostaria de agradecer a toda a equipe do Sindilojas Blumenau e os autores por esse trabalho de pesquisa e de resgate da história da Oktoberfest. Tanto Sérgio como José Pfau, Renê e Emílio são entusiastas da Cultura de nosso município. Merecem nossa reverência e nossa gratidão”, destacou Rodrigo Ramos.

O lançamento oficial da obra ocorreu no último dia 19 de outubro, na livraria Blulivro do Shopping Park Europeu. “Oktoberfest de Blumenau” está à venda com exclusividade nas lojas Blulivro e também no site da livraria – www.blulivro.com.br.

Pouca gente conhece, de fato, a origem da festa alemã mais popular das Américas. A ideia começou a ser germinada já em meados da década de 1970, e encontrou respaldo nas primeiras composições da Comissão Municipal de Turismo.

“Oktoberfest de Blumenau” é um longo trabalho de pesquisa e de entrevistas com maior parte dos personagens que tomaram parte neste desafio. Os empresários, que também estiveram na organização da segunda edição, em 1985, deixaram um importante legado para todas as edições subsequentes da festa, como demonstra o livro.

• Telefone(s):(47) 3221-5750 / 99971-0940
    Fax:(47) 3221-5750