05/07/2019 às 13:38

Mudanças bruscas de temperatura interferem no sistema respiratório

A mudança repentina de temperaturas em diversas regiões do País afeta a saúde da população, movimentando as emergências dos hospitais, cujos atendimentos a pacientes com transtornos respiratórios chegam a 70% do total.

O sistema respiratório do corpo humano está em contato direto com o ar que respiramos e, embora disponha de um complexo mecanismo de defesa contra agentes nocivos externos, algumas vezes essas barreiras são vencidas e, então, surgem disfunções orgânicas.

“Variações bruscas de temperatura e a baixa umidade favorecem o aparecimento de patologias respiratórias, principalmente em crianças e idosos, devido ao fato de propiciarem a multiplicação de micro-organismos, como vírus e bactérias, que podem causar graves infecções”, explica Flávio José Macdowell Costa, pneumologista .

Segundo o especialista, recomenda-se ingerir bastante líquido, utilizar umidificadores, proteger-se do frio, ter uma alimentação saudável e evitar aglomerações. Pessoas que têm problemas respiratórios, como asma ou alergias, devem se submeter a acompanhamento contínuo com um profissional.

Problemas com a imagem

Sobre o Sindicato

Sindicato do Comércio Varejista de Blumenau

  • Endereço:
    Alameda Rio Branco, 165 - 2º andar - Casa do Comércio - Jardim Blumenau
  • CEP: 89010-300
  • Processo: 349
  • Telefone(s): (47) 3221-5750 / 99971-0940
    Fax:
  • Email contato: sindilojas@sindilojasblumenau.com.br
  • Presidente:
    EMÍLIO ROSSMARK SCHRAMM