10/07/2017 às 16:16 - Atualizado em 28/11/2017 às 17:26

O Centro merece vida

Em artigo publicado nesta segunda-feira no Jornal de Santa Catarina. o presidente do SINDILOJAS Blumenau, Emílio Rossmark Schramm, alerta para o abandono que ameaça a região central da cidade, vazia fora do horário comercial. Foi uma das preocupações que fez com que o SINDILOJAS apresentasse, junto com Sinduscon e Secovi, a proposta Centro Vivo. O Centro precisa ser um local pulsante, de lazer e de convívio!

O Centro merece vida

Ao ler nota na coluna de Pedro Machado da última quinta-feira (dia 06) sobre a revisão de leis municipais defasadas, é citado o exemplo da " lei dos bancos ". O arquiteto Alfredo Lindner, citado pelo colunista, lembrou que a legislação que proíbe a instalação de novas agências bancárias na Rua XV de Novembro é o Código de Zoneamento e Uso do Solo do Plano Diretor.

Lindner se coloca contrário à instalação das agências bancárias na Rua XV, e usa uma excelente argumentação: “queremos a Rua XV e o nosso Centro Histórico mortos à noite, como naquela época e ainda hoje? Ou queremos um Centro Histórico vivo, cheio de gente caminhando, conversando e ‘vivendo’ a cidade, a começar pela Rua XV? Agências bancárias fecham às 16h e abrem às 11h. Será que a Rua XV merece vida apenas durante cinco horas ao dia, ou até as 18h, quando o comércio fecha as suas portas?”.

Tenho a mesma opinião do arquiteto Alfredo Lindner, e acredito que o Centro deve ser um local de encontro, de lazer. Um local que volte a ser atraente, inclusive, para morar. Como consequência, também uma região para compras. E foi esse um dos mais fortes motivos para que o SINDILOJAS Blumenau, Secovi e Sinduscon viessem a patrocinar a elaboração da proposta Centro Vivo.

Queremos resgatar o Centro dentro dos eixos moradia, lazer, comércio e prestação de serviços, com a remodelação de três áreas específicas. São ideias, contudo, que englobam mais do que o Centro: propõe mudanças nos bairros Jardim Blumenau, Victor Konder e Ponta Aguda. O “centro” deste projeto é a pessoa – ou, melhor explicando, o pedestre. Sonhamos que o Centro volte a ser local de convivência do blumenauense.

E ficamos felizes com a maneira como o poder público está entendendo e colaborando com essa filosofia. A prefeitura, através da Secretaria de Planejamento, está com um projeto feito pelos próprios arquitetos do município para a Rua Curt Hering, que vem ao encontro desta proposta. Teremos para 2018 uma região de fazer inveja a qualquer cidade europeia.

O futuro do Centro e da cidade passa por aí, privilegiar a região com locais para a convivência da comunidade.

Quer saber mais sobre o projeto Centro Vivo, clique aqui!

• Telefone(s):(47) 3221-5750 / 99971-0940