28/05/2020 às 16:27

Operação identifica organização criminosa em SC que atuava na comercialização de falsos créditos tributários

Operação da Receita Federal identificou a existência de pelo menos 52 “franqueados” da organização criminosa que atuava na comercialização de falsos créditos tributários em todo o país. Somente em Santa Catarina, 47 procedimentos fiscais estão sendo realizados para notificar estes contribuintes.

O objetivo da operação é impedir a atuação dos vendedores de falsos créditos e alertar os empresários sobre o alto risco de propostas “milagrosas” de quitação de tributos federais. A organização criminosa embolsava a maior parte do valor dos tributos devidos e os contribuintes, além de perder o dinheiro pago aos fraudadores, continuavam com a dívida integral junto ao Fisco.

A apuração dos auditores mostrou diversos casos onde houve a atuação destes “revendedores”, como a de contadores que recebiam comissões e intermediavam a venda de falsos créditos para seus clientes e empresas compradoras de falsos créditos atuando como intermediárias na venda para outras empresas.

Todas as informações estão sendo compartilhadas com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal. O Conselho Regional de Contabilidade (CRC) também está sendo comunicado sobre o envolvimento de contadores.

Os auditores fiscais seguem analisando e cruzando informações de outros contribuintes e novas fiscalizações podem ser deflagradas em SC.

arte-op-salgo-negativo-1_0.jpg