10/05/2019 às 17:18

Palestra traça raio X do consumo dos catarinenses para empreendedores e profissionais do comércio de Blumenau

Praticamente todos os consumidores catarinenses (98%) foram impactados pela crise econômica – e se viram obrigados a traçar estratégias para tentar minimizar os efeitos dela e equilibrar o orçamento doméstico. Contudo, 63% deles mantém o otimismo com a situação do país para os próximos anos.

São apenas dois de uma série de preciosos dados apresentados durante a palestra "Raio X do Consumo em Santa Catarina”, realizada na noite desta quinta-feira (9) na sede da Senior Sistemas, em Blumenau.

Formado por profissionais do comércio e empreendedores, o público (198 pessoas) lotou as dependências da Senior para acompanhar a análise dos dados do consumo entre os catarinenses feita pelo pesquisador e publicitário Renato Meirelles. A realização foi de SINDILOJAS Blumenau, RIC TV Blumenau e CDL.

Meirelles lembrou que a estimativa dos gastos dos catarinenses para 2019 é de aproximadamente R$ 196,7 bilhões. Das seis macrorregiões do Estado, é o Vale do Itajaí que abocanha a maior parte deste percentual, 28% (R$ 55,4 bilhões).

Há, portanto, um grande potencial para o comércio e serviços da região. Reformar a casa, fazer um curso profissionalizante, abrir um negócio, viajar de avião para dentro do país, mudar de casa, fazer uma faculdade e viajar de avião para fora do país são os principais desejos para este ano. Móveis, casa ou apartamento, carro, tevê, geladeira, máquina de lavar, notebook e smartphone são, por ordem, os bens de alto valor que os catarinenses pretendem adquirir em 2019.

Um dos grandes desafios é romper as diferenças de formação, culturais, educacionais, econômicas e linguísticas entres quem produz e quem consome a comunicação. Isso faz com que a publicidade tenha uma eficácia muito menor para convencer o consumidor catarinense a escolher um produto ou uma empresa.

“Os próximos anos serão das marcas que souberem aliar tradição e inovação, se posicionando como parceira de um consumidor que não abrirá mão de ser protagonista de suas escolhas”, destacou Renato Meirelles.

9598a94d-ecb1-40c9-82a0-1a1ca01f58ab.jpg
44cdd00d-f964-45ca-a611-ecebb3c695f3.jpg