27/07/2018 às 11:04 - Atualizado em 28/09/2018 às 15:16

Pesquisa indica filhos de olho nos preços para definir o presente do Dia dos Pais em Blumenau

Filhos vão escolher o presente do Dia dos Pais de olho nos preços em 2018 – isso, pelo menos, em Blumenau. Pesquisa realizada pela Fecomércio SC indica que o gasto médio para a data na cidade será de R$ 147,51. O valor só fica à frente dos levantados pelos consumidores de Joinville (R$ 146,77) e de Lages (R$ 147,24). A média em Santa Catarina chega a R$ 158,06.

A Fecomércio ouviu consumidores de sete cidades de Santa Catarina para mapear a intenção dos gastos na principal data do terceiro trimestre do ano. Os indicadores foram apurados na Pesquisa de Intenção de Compras para a o Dia dos Pais, realizado pelo Núcleo de Pesquisas da Entidade, e projetam o comportamento de consumo no Estado, orientando os empresários em sua tomada de decisão.

O valor de R$ 147,51 é também menor do que o registrado nos últimos dois anos no comércio blumenauense. Em 2016, o gasto médio com os papais foi de R$ 155,55, e em 2017, de R$ 155,19.

Já em relação à intenção de forma de pagamento das compras, a maioria dos consumidores do município tem como objetivo pagá-las à vista em dinheiro. A opção foi a mais lembrada (67,4%), sendo seguida pela compra parcelada no cartão de crédito (16,6%) e pelo pagamento à vista no mesmo cartão de débito (7,3%).

O levantamento mostra ainda que quase metade dos filhos blumenauenses (45%) vão definir as compras buscando o melhor preço, e 31,2% planejam comprar os presentes nos Shopping Centers da cidade.

“A recuperação da economia ainda se dá de forma lenta, e alguns fatores influenciam isso, como o cenário ainda muito incerto para as eleições. Acaba tendo influência nas expectativas do consumidor. Mas o resultado final deve ser bom, como aconteceu com o Dia dos Namorados, que foi positivo para o Comércio de Blumenau”, analisa o presidente do SINDILOJAS Blumenau, Emílio Rossmark Schramm.

Fax:(47) 3221-5750