15/08/2017 às 17:01 - Atualizado em 28/11/2017 às 17:28

Pesquisa SINDILOJAS / Fecomércio SC analisa comportamento do consumidor em relação ao Centro de Blumenau

Pesquisada idealizada pelo SINDILOJAS Blumenau e realizada pela Fecomércio SC mostra que o Centro de Blumenau ainda é um local predominantemente ligado aos afazeres de trabalho, na avaliação de grande parte das pessoas que o frequentam. Já o trânsito local e a falta de vagas para estacionamento estão entre os motivos que mais levam o blumenauense a deixar de ir à região central da cidade.

O resultado da pesquisa foi apresentado nesta segunda-feira (dia 14) ao Grupo do Centro, que reúne lojistas e empresários da região central, e à direção do SINDILOJAS. Servirá para embasar as próximas iniciativas do grupo e do sindicato, dentro do objetivo de evitar a situação de abandono da região central de Blumenau, e reforçar a proposta Centro Vivo, que busca a revitalização da área. O vereador Alexandre Caminha também acompanhou a apresentação.

A pesquisa teve como objetivo mapear, analisar e desenvolver ações de interação com os consumidores, e foi realizada com 267 pessoas. Segundo o levantamento, 42,7% dos entrevistados dizem ir ao Centro porque trabalham na região. Apenas 26,2% faz compras, 10,5% frequentam a região em busca de atividades ligadas ao lazer, e 9% para contratação de serviços.

Entre os motivos que levam o blumenauense a evitar o Centro como destino para compras ou lazer, destaque para os congestionamentos, citados por 30% dos entrevistados. A falta de vagas foi lembrada por 12%, enquanto que a falta de horários de ônibus foi citada por 7,9%.

Quanto ao lazer, o Centro ainda é visto como um local com poucas opções. Dos entrevistados, 36% disseram ir ao Neumarkt Shopping para atividades culturais ou de lazer, tendo o cinema como principal destino. O Parque Ramiro Ruediger foi citado por 19,1%, e o Parque Vila Germânica, por 16,1%.

Entre os equipamentos que fazem falta para o lazer na região central, foram citados os parques infantis (23,6% dos entrevistados), ciclovias (20%) e bares com música ao vivo e praça (17,6%).

Saiba mais sobre o Projeto Centro Vivo

• Telefone(s): (47) 3221-5750 / 99971-0940