09/08/2017 às 17:11 - Atualizado em 28/11/2017 às 17:28

Presidente do SINDILOJAS apresenta o Centro Vivo aos vereadores blumenauenses

Os vereadores Sylvio Zimmermann NetoRicardo AlbaAlmir VieiraAlexandre MatiasProfessor GilsonOldemar Becker e Alexandre Caminha estiveram na manhã de ontem, dia 08, na sede do Sindilojas Blumenau, onde acompanharam a apresentação da proposta Centro Vivo, que prevê a remodelação do Centro de Blumenau em três áreas específicas.

Assinada pelo escritório Junge e Belli Arquitetura e idealizada pelo Sindilojas BlumenauSinduscon e Secovi Blumenau, a proposta visa resgatar do Centro da cidade dentro dos eixos moradia, lazer e comércio, privilegiando pedestres e ciclistas e apostando no trânsito acalmado.

Os detalhes da proposta foram apresentados aos vereadores pelo presidente do SINDILOJAS, Emílio Schramm. Parte das sugestões do Centro Vivo já estão sendo abordadas direta e indiretamente pelos parlamentares, sobretudo nas discussões a respeito do local que poderia abrigar a Câmara Municipal de Vereadores de Blumenau.

É o caso de mudanças sugeridas para o Centro Histórico de Blumenaue para o entorno da Prefeitura de Blumenau. Uma das ideias em discussão no Legislativo, defendida pelo líder do governo, Vereador Sylvio Zimmermann foi lembrada durante a apresentação: é a transferência da sede da Câmara para o prédio do antigo Fórum, recriando o Paço Municipal.

Em março, alguns detalhes da proposta já haviam sido apresentados aos vereadores pelo presidente do SINDILOJAS e por Renato Jünge, do escritório Jünge Belli, dentro da Tribuna Livre do Legislativo.

O Centro Vivo prevê a remodelação de três áreas específicas. A primeira delas compreende toda a quadra onde está a prefeitura e o prédio do antigo Forum Blumenau. A segunda, no Centro Histórico, integra o Biergarten, o Mausoleu Dr Blumenau, o Museu da Família Colonial e a antiga prefeitura. O projeto estabelece uma área comum pelos fundos, hoje conhecida como o bosque da família Gaertner.

A terceira área traz a mudança mais abrangente, unindo o jardim do Teatro Carlos Gomes com os terrenos onde estão o INSS, um prédio comercial e o estacionamento do Centro de Ensino Bom Jesus. Pelo projeto do Centro Vivo, toda esta área seria transformada numa grande praça arborizada.

Veja mais sobre o Centro Vivo

• Telefone(s): (47) 3221-5750 / 99971-0940