22/05/2020 às 12:12

Setor empresarial propõe medidas de segurança para transporte público

Foto: G1/NSC TV

Atendendo à solicitação da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, o Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM) e o Sebrae-SC enviaram ofício ao secretário Thiago Augusto Vieira sugerindo um conjunto de medidas de segurança que permita a liberação do transporte coletivo. O documento encaminhado nesta segunda-feira (18) foi assinado pelos presidentes da Fecomércio SC, FIESC,  Faesc, Fetrancesc, FCDL, Facisc e Fampesc.

Medidas defendidas pelas entidades:

1 – as empresas de transporte deverão providenciar, diariamente, a higienização dos veículos de transporte público urbano, no momento de sua chegada ou saída das garagens;

2 – nos terminais de ônibus urbanos, obrigatoriamente, deverá ser adotado procedimento de higienização dos respectivos veículos de transporte;

3 – todos os veículos deverão trafegar com as janelas abertas ou, na impossibilidade, deverão ser adotados meios de circulação do ar que garanta seu fluxo de renovação contínuo;

4 – a lotação máxima de cada veículo será de até 70% de sua capacidade;

5 – todos os terminais e veículos deverão disponibilizar recipientes com álcool em gel 70% para uso indistinto do público em geral;

6 – obrigatoriamente, todos os cobradores e motoristas deverão usar máscara de forma permanente;

7 – será obrigatório o uso de máscara pelos usuários do transporte coletivo urbano;

8 – proibir o uso dos veículos urbanos às pessoas com mais sessenta (60) anos de idade, por pertencerem, naturalmente, ao grupo de risco;

9 – deixar sob a responsabilidade de cada município a elaboração do regulamento de funcionamento de seus respectivos terminais, quando houver.

Fonte: Fecomércio SC