25/06/2018 às 10:38 - Atualizado em 20/08/2018 às 08:46

SINDILOJAS Blumenau defende o resgate da Identidade Cultural da Rua XV de Novembro

A criação de diretrizes para a intervenção em fachadas de imóveis do Centro de Blumenau foi o tema de reunião realizada na manhã desta quarta-feira, dia 20, na secretaria de Desenvolvimento Urbano do município.

A partir do encontro, a ideia é criar uma cartilha com recomendações aos proprietários e comerciantes no tratamento de fachadas, em especial nos imóveis das ruas XV de Novembro, Curt Hering, Floriano Peixoto e Capitão Euclides da Cunha.

A audiência reuniu representantes de diversos setores, como arquitetos, urbanistas e representantes de associações de classe. O SINDILOJAS Blumenau foi representado pelo seu assessor de Comunicação, José Geraldo Pfau, que apresentou as linhas gerais da proposta Centro Vivo e destacou as dificuldades do Comércio da região central.

As manifestações foram todas no sentido de lutar pelo resgate da identidade arquitetônica e valorização dos imóveis de interesse cultural. A preocupação com o tema ganhou corpo no início do mês, depois que um estabelecimento comercial na esquina das ruas XV de Novembro e Padre Roberto Landel de Moura vedou suas vitrines e pintou toda a fachada com as cores vermelho, alaranjado e amarelo.

"O SINDILOJAS defende de maneira intransigente o cuidado com o patrimônio histórico e cultural do Centro, e tem discutido o tema sempre que possível com associados. Lojistas, proprietários e a comunidade só tem a ganhar com a preservação dos imóveis da região", lembrou José Pfau.

Os presentes à reunião lembraram que várias situações já foram regulamentadas pelo poder público municipal por meio de legislação, como tamanho de letreiros, utilização de alto falantes bem como a disposição de produtos nas calçadas. No entanto, há pouca observância destas normas.

Destacou-se também a Reurbanização da XV. A iniciativa dos comerciantes, através das entidades do Comércio, e da administração municipal foi uma grande ação em benefício do patrimônio histórico da cidade, com a instalação da rede elétrica subterrâneas, novos mobiliários e rebatimento de prédios tombados.

• Telefone(s):(47) 3221-5750 / 99971-0940
    Fax:(47) 3221-5750