17/05/2017 às 15:10 - Atualizado em 17/05/2017 às 17:32

SINDILOJAS Blumenau e secretaria de Desenvolvimento Urbano debatem o Centro Vivo

Acompanhado de sua equipe, o secretário de Desenvolvimento Urbano de Blumenau, Ivo Bachmann Jr, esteve na Casa do Comércio na tarde de quinta-feira (dia 11) para conhecer os detalhes do Centro Vivo, idealizado por SINDILOJAS Blumenau, Sinduscon e Secovi, cujo projeto leva a assinatura do escritório Jünge Belli Arquitetura.

O presidente do SINDILOJAS, Emílio Schramm, apresentou as principais linhas da proposta de reurbanização do Centro da cidade, que foi bastante elogiada pela equipe da secretaria. Na reunião, Bachmann confirmou que a reurbanização de trecho de 100 metros da Rua Curt Hering, entre as ruas Floriano Peixoto e Caetano Deeke, será realizada com base em algumas das sugestões do Centro Vivo.

O tráfego de veículos será mantido, mas com trânsito acalmado. A rua ficará no mesmo nível da calçada, obrigando os condutores a reduzirem a velocidade. “Queremos tornar o Centro um lugar agradável, para o convívio e o lazer. A reurbanização desse trecho da Curt Hering mostra que a prefeitura também é parceira do que estamos propondo”, destacou o presidente do SINDILOJAS.

Pedestre e Ciclista

O Centro Vivo propõe o resgate do Centro dentro dos eixos moradia, lazer e comércio, com a remodelação de três áreas específicas. A primeira delas compreende toda a quadra onde está a prefeitura e o prédio do antigo Fórum. A segunda, no Centro Histórico, integra o Biergarten, o Mausoléu Dr. Blumenau, o Museu da Família Colonial e a antiga prefeitura.

A terceira área traz a mudança mais abrangente, unindo o jardim do Teatro Carlos Gomes com os terrenos onde estão o INSS, um prédio comercial e o estacionamento do Centro de Ensino Bom Jesus. Pelo projeto do Centro Vivo, toda esta área seria transformada numa grande praça arborizada.

Na mobilidade, a proposta privilegia o pedestre e o ciclista. Prevê a implantação de uma linha circular de ônibus pela região central, e a transformação de três das principais ruas de acesso ao Centro (Nereu Ramos, Bolívia, Max Hering) em bulevares.

• Telefone(s):(47) 3221-5750 / 99971-0940