29/05/2020 às 09:22 - Atualizado em 29/05/2020 às 09:31

Varejo online deve movimentar Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados, comemorado no Brasil em 12 de junho, ocorrerá em circunstâncias muito diferentes em 2020. A data típica do calendário comercial brasileiro, assim como foi a Páscoa e o Dia das Mães, precisará se adaptar ao cenário causado pelo novo coronavírus no País.

Com forte impacto no varejo online, o Dia dos Namorados, que movimentou, no ano passado, mais de R$ 2,2 bilhões em 5,7 bilhões de pedidos, deve seguir a tendência de crescimento do e-commerce brasileiro registrada nos últimos meses – segundo dados de mercado, o varejo online faturou R$ 9,4 bilhões em abril deste ano – consolidando-se como uma alternativa para a troca de presentes na data.

Essa tendência é confirmada pela pesquisa realizada pela ShopFully, plataforma de geolocalização especializada em shoppers, que faz o acompanhamento de toda a jornada de compra do consumidor, do planejamento à aquisição, influenciando o fluxo de clientes nas lojas físicas e e-commerces, que entrevistou 1.508 pessoas de todas as regiões do Brasil – sendo a maior parte do público composta por mulheres (64%), na faixa dos 30 aos 39 anos (36,4%) -, entre os dias 15 e 17 de maio. De acordo com o levantamento, que indica o comportamento e a intenção de compra, 57,2% das pessoas pretendem comprar um presente para o namorado (a) ou cônjuge.

Além do expressivo percentual de respondentes que afirmaram que irão comprar presentes na data, 48% afirmaram que já estavam realizando pesquisas com o intuito de verificar promoções, comparar preços e encontrar as melhores ofertas. Os dados ainda revelam que 51% das pesquisas são realizadas por meio de sites ou aplicativos de ofertas, seguido pelas redes sociais (32%) e comparadores de preços (15%).

No que diz respeito aos aplicativos de ofertas, 48,5% dos entrevistados afirmaram que gostam de receber notificações de marcas e anunciantes, mostrando que ações baseadas em “click to site”, que apresentam ofertas e levam os usuários para as lojas virtuais, podem gerar excelentes resultados de vendas no período.

Embora o tíquete médio sofra uma diminuição, em função do atual cenário, 34% dos entrevistados declararam que pretendem investir entre R$ 50 e R$ 100 no presente do Dia dos Namorados. 17% disseram que vão gastar até R$ 150 e 11%, até R$ 200,00. Entre as categorias de produtos preferidos, destaque para Alimentos & Bebidas (26,6%). O ranking é seguido por Moda (25%), Cosméticos (16,6%), Chocolates (15,5%), Eletrônicos (15,3%) e Acessórios (12%).

Entre as marcas mais lembradas neste Dia dos Namorados estão: O Boticário (14%), Natura (3%), Cacau Show (3%), Nike (2%) e Samsung (2%).

Fonte: Mercado & Consumo

Problemas com a imagem

Sobre o Sindicato

Sindicato do Comércio Varejista de Blumenau

  • Endereço:
    Rua Eugen Fouquet, 133 - Victor Konder
  • CEP: 89012-140
  • Processo: 349
  • Telefone(s): (47) 3221-5750 / (47) 99971-0940
    Fax:
  • Email contato: sindilojas@sindilojasblumenau.com.br
  • Presidente:
    EMÍLIO ROSSMARK SCHRAMM