31/07/2020 às 14:32 - Atualizado em 16/09/2020 às 14:04

Vendas no varejo crescem 6,3% em junho

Levantamento feito pela Getnet, empresa do grupo Santander especializada em soluções digitais de meios de pagamento, aponta que as vendas no varejo cresceram 6,3% em junho na comparação com maio.

A medição é feita com base no volume de transações de pagamento realizadas em cerca de 47 mil estabelecimentos que usam as máquinas de cartão da empresa e recebeu o nome de IGet, um índice que reflete o desempenho do comércio varejista brasileiro.

“Os índices de junho revelam o processo de normalização da atividade econômica do País. Observamos os primeiros sinais de retomada em maio e agora em junho, os números se traduzem em melhora”, diz Gustavo Sechin, diretor financeiro da Getnet.

Apesar da alta, na comparação com o mesmo mês de 2019 a queda é de 12,5%, o que evidencia o nível ainda deprimido de atividade no setor.

De acordo com os registros do IGet, o mês de abril foi o pior para a atividade econômica, quando as vendas no varejo brasileiro tiveram queda de 26,8%, segundo o indicador. Desde então, a economia vem se recuperando gradativamente.

Setor que menos teve retração em abril (5,9%), a categoria Supermercados, em junho, registrou queda marginal (-0,1%), assim como Móveis e Eletrodomésticos (-3,7%). Por outro lado, tiveram alta segmentos como Vestuário (15,2%), Artigos Farmacêuticos (5,5%), Materiais para Escritórios (2,5%) e Livros (10,4%).

* Imagem reprodução

Fonte: Mercado & Consumo